Skip to content

Como Vender no Instagram Com Poucos Seguidores [passo-a-passo]

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Seja avisado sobre as melhores aulas da internet sobre atração de clientes e vendas

Aprenda como vender no Instagram mesmo com poucos seguidores.

Existe um mito no mercado do Marketing Digital: que você precisa ter milhares de seguidores para conseguir vender na internet! Mas isso é mentira!

Não importa se você tem 10, 50, 100 ou milhares de seguidores, você já tem gente disposta a comprar seu produto ou serviço. 

Neste artigo eu vou te ensinar algumas estratégias para aumentar o seu número de vendas no Instagram, mesmo com pouco seguidores! 

Eu mesmo uso essas estratégias e sou prova de que elas funcionam: eu vendo meus serviços mesmo sem ter um número grande de seguidores.  

EU TINHA MUITOS SEGUIDORES, MAS NÃO VENDIA BEM

Até alguns meses atrás eu tinha um perfil enorme com milhares de seguidores. Mas tinha um problema: a maioria desses seguidores não interagiam com o meu conteúdo.

E, se você não sabe, quanto menos os seus seguidores interagem com você, menos o Instagram entrega o seu conteúdo e menos alcance você tem. 

No fim das contas, boa parte daqueles seguidores eram apenas números. Eles não estavam interessados no meu conteúdo e nem no meu serviço. 

Poucos eram seguidores de verdade e faziam parte do público que consumia o meu conteúdo e o meu serviço. 

Então, eu fiz o que poucos têm coragem de fazer: eu fechei aquela conta e decidi começar do zero! 

Depois de colocar em prática as estratégias que eu vou te ensinar aqui, hoje eu fecho negócios diretamente pelo Instagram mesmo com poucos seguidores. 

Detalhe: essas estratégias valem para qualquer plataforma na internet. Você pode usar em qualquer rede social e qualquer venda online!

Bora lá? 

#1 A primeira estratégia é conhecer MUITO BEM o seu público!

Você precisa saber para quem você quer vender, por uma razão muito simples! Toda a sua produção de conteúdo precisa ser feita para o seu futuro cliente!

Se você não sabe para quem vai vender – quem é o seu público-alvo – você vai gastar tempo e dinheiro criando conteúdo para o público errado!

#2 A segunda estratégia é conhecer de cor e salteado o seu produto!

Você precisa saber com muita clareza o que você está vendendo e oferecendo para o seu cliente – que você já sabe quem é. 

E aqui vai uma dica muito importante: muitas pessoas pensam que vender várias coisas  significa vender mais! Mas não é assim que funciona. Quem quer vender para todo mundo, no final, não vende para ninguém.

Quando você oferece vários serviços ou produtos muito diferentes, você não consegue se posicionar no seu nicho de mercado.

Produtos e serviços bem definidos ajudam a atrair mais clientes – e melhor ainda, clientes que estão dispostos a comprar de você!

Eu vou te dar um exemplo:

Se eu digo para os meus clientes que faço tudo em Marketing Digital, eles não vão saber com certeza que tipo de serviço eu ofereço. Afinal, “tudo” é muita coisa. 

Mas se eu deixo claro para o meu público que a minha especialidade é construir páginas de alta conversão e gerenciamento de tráfego, as pessoas vão me procurar exatamente por isso. 

O meu cliente já sabe: se ele está precisando de uma página de vendas e alguém para gerenciar o tráfego, eu sou a pessoa que ele precisa! 

Quando o seu público sabe exatamente o que você oferece, eles vão procurar você justamente por isso!

Quanto mais claro for o seu produto, mais clara vai ser a sua oferta: você vai saber o que vender, como vender e quanto comprar pelo seu serviço ou produto! 

Tudo isso vai facilitar – e muito –  a sua vida como empreendedor!

#3 Deixe muito claro qual é a sua oferta. 

Além de esclarecer o que você vende e para quem você vende, é muito importante deixar claro qual é a sua oferta: o que o seu produto ou serviço vai fazer pelo seu cliente!

Oferta é aquilo que o seu produto/serviço gera na vida do seu cliente!

Aqui vai um exemplo: uma nutricionista vende dietas para os clientes dela. E ela anuncia essa dieta como serviço. 

Até aí tudo bem, é o serviço que ela vende. Mas quem compra a dieta da nutricionista não quer comprar “a dieta”. Na verdade, o cliente quer comprar o resultado da dieta, que pode ser: emagrecer, ganhar massa muscular, ter mais saúde.

O cliente da nutricionista não quer fazer dieta, ele quer o resultado da dieta! E é isso que você precisa vender: o resultado que o seu produto ou serviço vai causar na vida de alguém!

Deixe claro a transformação que o seu cliente quer ter com o seu produto ou serviço!

Isso vai ajudar você e vai ajudar o seu cliente! Ele vai comprar de você e até te indicar porque você está vendendo o que ele quer. 

4# Tenha uma página de vendas para o seu serviço ou produto!

Se você vende alguma coisa na internet, você precisa ter uma página de vendas. 

Além disso, você precisa de uma página de captura para colher os dados do seu cliente em potencial: whatsapp, e-mail e nome.

E aqui vai uma dica – que na verdade é mais um alerta: PARE COM ESSE AMADORISMO de “manda um direct”.

Tenha uma página com sua logo, um domínio com o nome da sua empresa, uma coisa profissional, que dê credibilidade! Ainda mais se você for um profissional liberal ou um empreendedor!

Tenha o cuidado de mostrar para o seu cliente que você não é qualquer um, você é um profissional, com um ambiente online bem cuidado. 

Coloque no seu site ou domínio informações de contato, formulário para agendar uma consulta ou visita. Coloque informações claras para que aquela pessoa entre em contato com você e saiba o que você vende!

O SEU INSTAGRAM PRECISA SER ESTRATÉGICO PARA PASSAR CREDIBILIDADE!

O Instagram é a vitrine do seu produto ou serviço! Ele precisa ser bem organizado e planejado para fazer o seu seguidor ver e comprar o seu produto, assim como acontece em uma loja física. 

Se a fachada da sua loja é mal cuidada, as chances do cliente entrar e fechar negócio são mínimas. 

O seu Instagram tem uma função: atrair pessoas para venda, para o fundo do seu funil, onde o seu cliente em potencial está pronto para comprar. 

Por isso, tudo no seu Instagram precisa ser desenvolvido com cuidado e planejamento. Desde a sua foto do perfil, legendas, hashtags até as publicações precisam mostrar credibilidade e profissionalismo para que o seu cliente se sinta seguro em comprar de você!

A quantidade de pessoas que compram um produto ou um serviço e ficam decepcionadas é enorme! Ninguém quer comprar o seu serviço, as pessoas querem comprar o que o seu serviço vai fazer por elas!

Então, o seu possível cliente precisa entrar na sua página e ver credibilidade! Ele precisa saber que você cumpre o que promete! 

AGORA, VAMOS VER COMO FAZER DO SEU INSTAGRAM A VITRINE DO SEU NEGÓCIO

1# Você precisa de uma boa foto de perfil

Isso não significa contratar um fotógrafo – mas se você quiser, fique à vontade! 

Mas antes disso, você precisa saber uma coisa: embora você venda um produto ou serviço e tenha uma logo ou uma marca, o ideal é sempre usar uma foto sua. 

As pessoas se conectam melhor nas redes sociais com outras pessoas do que com marcas. Então, se possível, use uma foto sua como perfil da sua empresa. Mas se você não puder – ou não quiser – use a sua logo ou marca. 

Agora, vamos às melhores dicas para escolher uma foto de perfil! O que evitar:

SE O INSTAGRAM É DE VOCÊ COMO PROFISSIONAL

Escolha uma foto do seu rosto ou meio corpo que transmita o que você quer passar para os seus clientes!

  • Se você quer se mostrar alguém mais sério? Use uma foto mais formal!
  • Se você quer se mostrar alguém mais despojado? Use uma foto mais despojada.

O que evitar:

  • Fotos com outras pessoas, use uma foto só sua
  • Não use fotos embaçadas, escuras ou estouradas
  • Não use fotos muito distantes
  • Use fotos onde o seu rosto está em evidência e fica claro te identificar
  • Não coloque uma logo pequena demais ou alguma foto que fique cortada

2#Outra coisa muito útil é cuidar do seu nome de usuário ou do seu @ (arroba). 

Nome de usuário: O seu nome de usuário é uma das formas de ser encontrado pelos seus futuros clientes!

Coloque no seu nome de usuário uma palavra-chave do seu negócio. Quando alguém fizer uma pesquisa no Instagram usando essa palavra-chave, o mecanismo de busca vai colocar você na lista de resultados. 

Usando o exemplo da nutricionista de novo, imagine que ela é uma nutricionista esportiva e o nome dela seja Bruna…

O nome de usuário ficaria assim: Bruna Nutricionista Esportiva

Arroba @: O seu @ também vai ajudar você a ser encontrado pelo seu público. 

Mas para isso, você precisa ter alguns cuidados:

  • escolha algo simples
  • evite a todo custo _ (underline) ou . (ponto)
  • evite números
  • palavras estrangeiras

Se você precisa soletrar o seu @, então precisa trocar. Ele precisa ser fácil e rápido de encontrar quando o seu cliente ou novo seguidor quiser encontrar você!

#3 Tenha uma biografia (BIO) clara e objetiva

A sua BIO precisa deixar claro quem você é e o que você resolve para o seu cliente!

Além disso, a sua BIO precisa ter uma chamada para ação (o tal do CTA), de preferência para a sua página de vendas ou sua página de captura.

Lá, você coloca o link para essas páginas ou para outro lugar que você quer levar o seu cliente em potencial. Assim, em uma tacada só, você se apresenta e ainda chama o seu seguidor para interagir com você fora do Instagram! 

Links na BIO são muito úteis para quem tem poucos seguidores. Por enquanto, o Instagram limita a opção “Arrasta pra Cima” para quem tem menos de 10 mil seguidores. 

Se você tem menos do que isso, o link na BIO é ótimo para atrair pessoas para as suas páginas fora do Instagram. 

Veja esse post no meu Instagram onde explico uma técnica simples para criar bios poderosas.

 

4# Destaques do Instagram

São espaços para guardar stories importantes que ficam disponíveis enquanto você quiser para os seus seguidores.

Quem chegar no seu perfil, vai ver a sua história contada em stories ao longo do tempo. Elas vão encontrar fatos, informações e conteúdos que constroem a sua autoridade. 

Percebeu que tudo o que a gente viu até aqui são construtores de credibilidade. Pode parecer bobeira, mas toda vez que alguém entra no seu perfil a sua foto, BIO e até o seu nome vão dar te dar credibilidade! 

Cada detalhe do seu perfil deve ser pensado para atrair pessoas e construir a sua imagem como empreendedor ou profissional de sucesso.

Tudo isso é estratégia! 

Até aqui a gente viu tudo sobre conteúdo fixo. Agora vamos falar da produção de conteúdo frequente, que são as publicações que você faz na sua linha do tempo!

E você tem algumas formas de produzir conteúdo – e conteúdo de qualidade: 

  1. Responda às principais perguntas do seu público sobre o seu produto ou serviço!
  2. Use os vários formatos de conteúdo para se comunicar com a sua audiência: fotos, vídeos, stories, lives, carrosséis, IGTVs, reels. 
  3. Fale do seu produto, mas não só dele. Além de consumir o que você vende, as pessoas podem ver em você um modelo de admiração por quem você é.
  4. Mostre o seu estilo de vida – de preferência aquele que o seu cliente quer ter! Seja a inspiração na vida do seu futuro cliente!

Hoje, na internet, as pessoas são como micro celebridades! As pessoas admiram alguém – mesmo que não sejam famosas – simplesmente porque gostam do estilo de vida!

Compartilhar com os seus detalhes da sua vida como profissional, curiosidades, seu dia a dia. Tudo isso é conteúdo humano, que atrai outros humanos!

  1. Tenha cuidado com a legenda. Conteúdo não é só o post, a arte, o vídeo. A legenda também é muito importante! Com a técnica certa, você pode prender a atenção do seu seguidor e aumentar o seu engajamento!
  2. Escolha as hashtags certas! Elas são uma forma gratuita de impulsionar o seu conteúdo e levar ele para mais pessoas! (link para baixar a tabela mencionada).
  3. Conte histórias! Compartilhe com os seus seguidores as suas histórias, a sua trajetória, o que você fez para ser quem você é hoje, o que você errou, o que você acertou! Não se esqueça, pessoas se conectam com pessoas!
  4. Tire um momento do dia para interagir com os seus seguidores. Curta ou comenta as publicações. Crie relacionamentos com aquelas pessoas! Procure conteúdos que a sua audiência consome para se aproximar mais!
  5. Procure uma comunidade, grupo ou curso da sua área de trabalho! Crie conexões com seus pares! É um ótimo espaço para encontrar parcerias, collabs, se especializar e aprender sobre o seu nicho. 

Depois de todo esse trabalho, você pode começar a investir em tráfego pago! Essa é uma ótima forma de expandir a sua base de seguidores e, consequentemente, a sua base de clientes!

Mas aqui vai uma dica sobre tráfego pago: desenvolva o tráfego orgânico primeiro e depois invista no tráfego pago. 

Não adianta nada você gastar dinheiro com tráfego se o seu conteúdo não é bom! As pessoas até vão chegar até a sua página, mas o seu conteúdo não vai manter elas lá. 

Aprenda a criar conteúdos de qualidade! Depois, coloque o seu dinheiro para trazer mais gente! 

Se você seguir tudo o que eu te ensinei neste artigo, você vai ver que é possível vender mais, mesmo com poucos seguidores. Não adianta nada você ler tudo isso e não colocar em prática! Então, mãos à obra!

Para quem deseja começar a vender pelo Instagram, mas ainda tem um perfil pequeno, é um desafio conseguir vender tendo poucos seguidores.

Para te ajudar a superar esse desafio, nesse artigo vou mostrar tudo que você precisa fazer para ganhar dinheiro no Instagram.

Você aprenderá desde a etapa de planejamento, construção de perfil, produção de conteúdo até a conversão.

Seguindo esse passo-a-passo, você será capaz de atrair clientes para o seu negócio, como também, fazer vendas diretamente pela rede social.

Transforme seu negócio e sua vida. Aprenda como vender pelo Instagram mesmo com poucos seguidores.

Gostou do artigo? Inscreva-se no meu canal no YouTube e assista ainda mais conteúdos.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Não Pare Agora!

Explore outros conteúdos

Rumo aos 10k
Estratégias para chegar a 10mil seguidores
Baixe gratuitamente o livro preto com as melhores estratégias para ganhar seguidores no Instagram.
EU QUERO
INSCREVA-SE
100% ON-LINE
100% GRATUITO
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
Join Our Newsletter!
Sign up today for free and be the first to get notified on new tutorials and snippets.
Subscribe Now
Join Our Newsletter
Aprenda de Verdade!
Receba notificações e conteúdos exclusivos. É GRÁTIS!
Inscrever-se
Aprenda de Graça