Skip to content

3 Conselhos sobre mosaicos no Instagram

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No Instagram, um mosaico é quando você pega uma foto, corta ela em vários pedaços e posta elas em sequência no perfil para formar uma imagem maior. 

Fica bonito, né?

Mas você já parou para pensar em como isso aparece para seus seguidores?

Imagina que você está rolando seu feed e de repente… BAAAAM… Um cotovelo. Sem absolutamente nada escrito. 1 minutos depois… uma orelha.

Aí você olha por alguns segundos para aquela imagem (quando não a ignora completamente) e se pergunta: Que raios significa isso?

Por mais que você ache que fique bonita aquela imagem grande montada no feed do seu perfil, cá entre nós, não é nada prático.

E pior, no momento que você posta, não faz o menor sentido para as pessoas que te seguem ficarem vendo partes do seu corpo ou do seu produto.

Quer ter um feed bonito e organizado? Então confira 3 dicas incríveis para fazer isso do jeito certo:

  1. Aposte em uma paleta de cores

Aqui vai a velha dica da psicologia das cores. Cada cor tem um significado diferente que resulta em algumas sensações nas pessoas.

O vermelho é uma cor forte, perfeito para chamar a atenção. É a cor mais quente e dinâmica, muito usado em empresas de alimentação. O azul representa calma e segurança. O verde é associado a saúde e tranquilidade. E assim por diante.

Sabendo disso, por que não apostar no poder das cores para criar um perfil padronizado e com a cara da sua marca?

Se preferir, você também pode definir uma cor por semana ou mês para variar um pouco. A escolha é sua.

Acredito que criar um padrão com cores no seu feed seja a melhor opção para deixá-lo bonito, funcional e atrair os olhares da sua audiência.

Além das cores, é importante encontrar um padrão de formatos, fontes e tipos de conteúdo. Dessa forma, sempre que seu seguidor estiver rolando o feed e olhar uma postagem com aquelas características, ele automaticamente associará ao seu perfil. 

Isso combinado a um conteúdo de qualidade é capaz de gerar os melhores resultados para seu negócio no Instagram.

  1. Faça postagens diferentes que juntas se completam

Uma boa opção para substituir os mosaicos é criar várias postagens diferentes com elementos específicos que façam com que elas se completem quando se juntarem, mas que não percam o sentido quando estiverem sozinhas.

É essencial que cada imagem tenha sua própria descrição, história e significado, para que elas criem uma composição harmônica e coerente quando publicadas.

Você pode adicionar linhas que unem posts diferentes ou, quando as mensagens só fizerem sentido juntas, faça tudo em um único post. Você pode colocar até 10 imagens em uma postagem, aproveite esse recurso.

  1. Não crie mosaicos!

O melhor conselho que eu posso te dar sobre os mosaicos no Instagram é: Não faça!

Simplesmente não é prático, não é útil e não faz diferença para seu perfil. Na verdade, só atrapalha.

Já parou para pensar que caso decida mesmo optar por um mosaico, você sempre vai ter que fazer de 3 em 3 postagens para mantê-lo organizado no seu feed? 

Será que você ou sua equipe tem tempo hábil para fazer tudo isso por conta de um luxo? Acho que não, né?

Essa é uma daquelas ideias que parece ótima a primeira vista, mas se você parar para pensar é melhor tomar distância.

Confie em mim… O mosaico no Instagram é um baita tiro no pé. Não cometa esse erro na sua página e não atrapalhe seus seguidores.

E aí, gostou das nossas dicas? Ainda quer fazer um mosaico ou já foi correndo excluir o seu? Deixe um comentário contando sua opinião sobre o tema ou tire suas dúvidas.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Não Pare Agora!

Explore outros conteúdos

Join Our Newsletter!
Sign up today for free and be the first to get notified on new tutorials and snippets.
Subscribe Now
Join Our Newsletter
Aprenda de Verdade!
Receba notificações e conteúdos exclusivos. É GRÁTIS!
Inscrever-se
Aprenda de Graça