Skip to content

O que é marca pessoal e porque você deveria ter uma

Seja avisado sobre as melhores aulas da internet sobre atração de clientes e vendas

Fazer um bom trabalho na internet não é fácil, mas uma marca pessoal pode tornar tudo mais fácil e aumentar seus resultados.

Muitas vezes, o marketing digital envolve a criação de uma marca e a venda de produtos através dessa marca.

Geralmente essa marca será fria, desapegada e estranha aos usuários, mas, ao criá-la, será necessário que seja assim? Não!

Você não precisa ter um logotipo sofisticado ou um nome moderno e sem sentido; pode optar por você mesmo se tornar a marca, dando-lhe um caráter de “marca pessoal”, e isso é uma estratégia fantástica para quem quer promover um produto on-line e não se importa de se expor.

O que é marca pessoal?

Ao adotar uma marca pessoal você estará se transformando na figura de frente da sua empresa de forma pública. Isso significa que você é o negócio e negocia com seu próprio nome – economizando, pelo menos, em marcas registradas e colocando você em destaque nas mídias sociais. 

Um bom exemplo disso seria o Conrado Adolpho, grande nome do marketing digital e criador do método 8Ps, ele está na frente e no centro, sendo uma marca pessoal de sucesso.

Vantagens

A criação de uma marca pessoal reconhecível e forte abre grandes oportunidades profissionais. A sua marca pessoal pode te trazer bons resultados e um futuro promissor. Veja algumas vantagens de ter a sua própria marca pessoal:

Se tornar famoso

Uma vantagem de uma marca pessoal é que ela pode torná-lo famoso. Claro, algumas pessoas verão isso mais como uma desvantagem, mas se você é do tipo de pessoa que gosta dos holofotes, pode ser interessante. 

Outra vantagem é que ela permite que as pessoas sintam que o conhecem e dá personalidade à sua marca, significando que, quando você interage com alguém no Twitter, Instagram ou no Facebook, eles sentem que estão conversando com um ser humano real, em vez de apenas serem os destinatários do mercado. 

Desse modo, sua audiência se torna muito mais propensos a comprar de você no futuro.

Se tornar um influenciador

Com uma marca pessoal, você também poderá se tornar um influenciador de sucesso. Você poderá ser pago pelas marcas para criar conteúdo patrocinado. 

Por exemplo, é comum que um influenciador no Instagram ganhe dinheiro por cada publicidade que fizer. 

Os valores podem variar muito, mas a realidade é que quanto maior o número de seguidores, maior será o valor pago pelas empresas. Isso por algo que leva, muitas vezes, cinco minutos para ser feito, o que constitui uma boa quantia para um influenciador.

Atrair cliente

Com a sua marca pessoal e sendo o influenciador associado a ela, poderá atrair clientes para o seu negócio. 

Quem gosta de você e acredita no que diz, poderá facilmente querer experimentar o seu produto, tanto por ter necessidade e optar por escolher o seu porque acredita em você, quanto pode querer comprar apenas porque é seu e é uma maneira de se sentir mais próxima de quem gosta e admira.

Ser reconhecido profissionalmente

Para muitas pessoas este é um item muito importante. Ter o seu nome associado ao seu negócio e com isso levar toda a vantagem de reconhecimento no meio profissional.

Como ter uma marca pessoal?

Ter uma marca pessoal é muito vantajoso, entretanto é preciso trabalhar muito para consolidá-la no mercado. E como poderá fazer isso?

Definindo um público-alvo

Primeiro de tudo deverá definir o seu público alvo. Quem você gostaria de atingir e quem tem interesse no seu produto e no que tem a dizer? Será necessário fazer uma pesquisa para definir quem é o seu público, pois ele deverá ser composto de potenciais compradores e interessados no tema.

Comunique-se adequadamente

Para ter uma marca pessoal de sucesso você deverá saber como se comunicar. Ter uma boa comunicação verbal e saber se expressar é de extrema importância. É preciso também ter uma boa escrita e saber como se expressar e como utilizar técnicas de copy, por exemplo, para instigar e despertar o interesse do seu público e, claro, ter uma boa ortografia.

Construa seu network

Construir uma rede profissional é muito importante para o seu negócio. Participar de eventos em diferentes cidades, fazer amigos, se aproximar de clientes, são exemplos de redes que poderá criar.

Esteja presente nas redes sociais

Há uma frase muito interessante que é:” Quem não é visto, não é lembrado”, e essa frase também se aplica ao seu negócio. Entretanto não é para sair postando qualquer coisa em qualquer rede social, é preciso fazer um planejamento estratégico, com conteúdos relevantes para o seu público, com uma frequência pré-estabelecida para que sua reputação e nome seja sempre associado a algo positivo e a conteúdos de valor.

Criar uma marca pessoal não é tarefa fácil. Entretanto, com uma boa pesquisa de mercado, definindo bem o seu público e aplicando as técnicas corretas para criar uma comunidade grande e de valor, terá um negócio de sucesso e muitas pessoas interessadas no que tem a dizer e nos produtos que tem a oferecer.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Não Pare Agora!

Explore outros conteúdos

Decidi parar de desistir

Quer um pouco de motivação para continuar na sua jornada? esse podcast é para você!

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a experiência dos visitantes no nosso site. Ao navegar pelos nossos conteúdos, você estará de acordo com o uso dessas informações que são recolhidas de forma anônima. Para saber mais, conheça nossa Política de Privacidade..
Aceitar
Recusar
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a experiência dos visitantes no nosso site. Ao navegar pelos nossos conteúdos, você estará de acordo com o uso dessas informações que são recolhidas de forma anônima. Para saber mais, conheça nossa Política de Privacidade.
Ok, Eu aceito
Recusar
Rumo aos 10k
Estratégias para chegar a 10mil seguidores
Baixe gratuitamente o livro preto com as melhores estratégias para ganhar seguidores no Instagram.
EU QUERO
INSCREVA-SE
100% ON-LINE
100% GRATUITO
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing
Join Our Newsletter!
Sign up today for free and be the first to get notified on new tutorials and snippets.
Subscribe Now
Join Our Newsletter
Aprenda de Verdade!
Receba notificações e conteúdos exclusivos. É GRÁTIS!
Inscrever-se
Aprenda de Graça